13/07/2015

Estrias, como evitar e prevenir.

13/07/2015
Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vim falar de algo que é motivo de preocupação para a maioria das mulheres. Não importa se você já está com a idade mais avançada, se ainda é novinha ou está grávida, elas podem aparecer e infelizmente não dão aviso prévio, elas chegam ser ao menos informar e quando vemos já temos essas marcas na pele.

Essas marcas são lesões causadas por um estiramento excessivo na pele. Isso ocorre quando existe o famoso "efeito sanfona", há um crescimento muito rápido, o peso aumenta de forma brusca, entre outras ocasiões. Mas hoje vim aqui fazer um post duplo, tanto para as mamães como para quem não é, dar dicas e explicar como tudo funciona, vamos lá?


PORQUE?

As causas são as mais variadas, assim como eu já disse acima, o ganho excessivo de peso pode ocasioná-las, outra causa bem comum ocorre no período de crescimento (adolescência), quando o corpo se desenvolve muito rápido e acaba lesionando a pele. Por esses e outros motivos, os lugares mais comum de se ter estrias são na barriga, bumbum, coxas, seios e nos flancos.

Nas mamães: Para quem está grávida o mais comum é aparecer na barriga e nos seios, isso pelo fato de um "esticamento" rápido da pele, onde essas lesões acabam ocorrendo.

QUAIS SEUS ESTÁGIOS?

Existem três estágios e para cada um, existe um cuidado indicado.
  • Estágio 1 - Ocorre no início, quando elas estão surgindo. Elas aparecem com uma cor rosada, podendo apresentar coceiras e até podem ser confundidas como arranhões. É o momento ideal para o tratamento, evitando que elas avancem para o segundo estágio.
  • Estágio 2 - As estrias se tornam de cor avermelhada e aumentam seu tamanho, tanto na largura quanto no comprimento, geralmente é nesse estágio que as pessoas as identificam. O tratamento ainda pode ser feito com eficácia.
  • Estágio 3 - São bem parecidas com cicatrizes, após as estrias se desenvolverem e chegarem em um certo tamanho elas vão perdendo sua cor e ficam brancas ou prateadas. O tratamento nesse estágio é mais complicado e menos efetivo, para que elas sejam removidas é necessário um grande empenho.

COMO EVITAR?

  • De olho no peso!- Manter o peso constante e evitar o emagrece e engorda.                           Para as mamães: Ganhar peso aos poucos, controlando com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
  • Exercitando! - Praticar exercícios físicos deixa a pele mais firme, ajudando na prevenção. Cuidado com exercícios muito intensos, eles provocam um ganho de massa muscular muito rápido, fazendo com que a pele estique demais, causando as lesões chamadas estrias.
  • Hidratação de sempre! - Aquele papo de que a hidratação começa por dentro continua. Então, muita água para o corpinho! (no mínimo dois litros por dia, lembradas?)
  • Hidratante na mão! - Já que por dentro a hidratação está sendo feita, é hora do lado de fora. Cremes hidratantes não podem faltar, de preferencia duas vezes ao dia e não se esqueça de passar nos pontos em que elas mais aparecem!                                                                         Para as mamães: A hidratação também é essencial e pode até ser aumentada a quantidade de vezes ao dia. Mas antes de usar qualquer produto, o médico deve ser consultado, pois existem vários ativos que não podem ser utilizados durante o período da gravidez, portanto converse com seu médico e peça uma indicação.


COMO COMBATER?

Assim como já disse, tudo vai depender do estágio da estria, além de outros fatores que também podem interferir, assim como a genética, raça, a idade e a produção do colágeno. 
Lembrando que quanto mais cedo iniciar um tratamento, melhor será o resultado e que às vezes não seja possível uma cura total, mas que o tratamento ajude a melhorar a aparência. 

Não posso indicar um tratamento, mas existem vários deles, desde cremes tópicos, ácidos, lasers e peelings , portanto o mais correto é procurar um especialista, para que ele possa diagnosticar o tratamento ideal.

Espero que vocês tenham gostado e que essas dicas possam ajudar vocês!
Um grande beijo, 
Isabela Pasquini.

BLOG | FACEBOOK | YOUTUBE | TWITTER 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*