31/10/2014

Bronquiolite: Diagnóstico, Cuidar em casa, Internação, Corticoide, Aspiração e Uti

31/10/2014
Oi meus queridos tudo bem? Hoje o post é em especial a papais e mamães que assim como eu e Edu vivem o dilema da Bronquiolite com seus filhos. 
Quando a Bronquiolite foi diagnosticada e a Nic internada o que eu mais fiz foi pesquisar e pesquisar tudo sobre o assunto, riscos, causas, tratamento... mas nada me deixava satisfeita, eu parecia não entender... Com o passar do tempo, as consultas, outras crises eu fui aprendendo a lidar com isso e a entender melhor. 

Com 3 semanas de nascida a nic ficou super resfriada, relatei até aqui no blog na época. Mas como resfriada se eu mau ia no quintal com ela? me perguntei tanto isso... Era muita tosse e nariz entupido, resfriado? que nada, era a bendita bronquiolite dando as caras. Em 1 semana e meia cuidando dela em casa ela melhorou.
Com 3 meses e meio, começou aquela tosse horrivel que só crianças de bronquiolite tem. Muita tosse, vomito, febre, nariz escorrendo e entupido, dessa vez não deu para cuidar em casa, fui em 3 emergências que me disseram que era só resfriado e receitaram sorinho, sorinho? minha filha tava quase morrendo, meu sexto sentido de mãe me dizia o tempo todo que era mais que um resfriado. Em outro hospital com a observação de uma otima profissional foi diagnosticada a bendita, 1 semana de internação e fomos para casa.
Com 7 meses a terceira crise, cuidamos em casa, 4 dias de transpulmim fizeram um baita sucesso.
8 meses a quarta crise, quanta tosse, por que?? Primeira crise seguida de outra, fiquei doida mais mantive a calma e cuidei dela em casa novamente e em 1 semana ela estava otima. 
Tudo que eu faço é cuidar da minha filha, nem retornar a escola eu retornei só para me dedicar a ela... Porque essa bronquiolite? estou cuindando mau? Nãoooooo! As crianças mais bem tratadas sofrem dessa bendita.


O QUE É BRONQUIOLITE?
A bronquiolite é a afecção respiratória aguda mais frequente e a principal causa de hospitalização nas crianças nos primeiros dois anos de vida. Pelo fato de seu aparelho respiratório não estar totalmente desenvolvido, bebês prematuros e menores de um ano correm risco maior de contrair. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos, o que dificulta o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões.


SINTOMAS
Inicialmente acontece um quadro catarral com tosse e mucosidade; posteriormente afeta os bronquíolos manifestando-se clinicamente em forma de dificuldade respiratória. A criança provavelmente terá o nariz com muita mucosidade e febre baixa durante dois ou três dias. Logo, é provável que comece a tossir, a respirar rápido e com dificuldade, e a apresentar som de chiado no peito durante outros dois ou três dias.


DIAGNOSTICO 
O médico normalmente pode identificar o problema por meio da simples observação dos sintomas e de um exame físico. Se seu filho está em maior risco de bronquiolite severa, se os sintomas estão piorando ou se houver suspeita de que outro problema esteja causando os sintomas, o médico poderá solicitar alguns exames para eliminar possíveis outras causas, a exemplo de:
  • RaioX da região torácica
  • Teste de uma amostra de muco extraído
  • Exame de sangue
CUIDANDO EM CASA
A grande maioria dos casos de bronquiolite pode ser tratada em casa. Faça uso de medicamentos devidamente orientados pelo médico para melhorar a congestão nasal de seu filho e certifique-se de que ele está tomando líquido o suficiente. 

INTERNAÇÃO
Bebês com bronquiolite precisam ser internados? Não, a maior parte dos casos pode ser tratada em casa com o acompanhamento de um pediatra. O tratamento consiste em muitas inalações com soro fisiológico e fisioterapia respiratória. Fracionar a alimentação e elevar a cabeceira da criança pode ajudar a respiração. Em alguns casos, utilizamos medicações para tentar abrir e desinflamar os brônquios e bronquíolos da criança. Por ser uma infecção causada por vírus, não utilizamos antibióticos, exceto no caso de ocorrer alguma infecção 
Crianças pequenas as vezes podem necessitar de internação em hospital para tratamento e acompanhamento. O tratamento é de suporte, utilizando oxigênio. Há a possibilidade de se usar a adrenalina por inalação com bons resultados. Casos graves em crianças pequenas podem evoluir para insuficiência respiratória e requerer ventilação mecânica, onde um aparelho ajuda a manter a respiração da criança.

CORTICOIDE 
são medicamentos usuais na medicina, sendo especialmente utilizados em processos inflamatórios e imunitários. De uma maneira bem resumida, corticóides são medicamentos baseados em hormônios. 
A nic tomou bastante no hospital, e em 1 semana engordou 2 quilos, ela inchou como um balão isso me preocupou demais na época. Realmente o corticoide ajuda muito em varios casos, mas o cruel são os efeitos colaterais. 

ASPIRAÇÃO
Uma espécie de aspirador é introduzida pela narina até a traquéia. Esse aspirador é uma borrachinha, tem as mais finas e as mais grossinhas, a que será utilizada depende da espessura da Secreção (Catarro) e é feita uma sucção.  Depois que eu me tornei mãe a coisa mais cruel que presenciei foi essa maldita aspiração, que procedimento agressivo, minha bebezinha se batia, gritava, chorava e eu ainda tinha que segura-la. Acho que a dor que eu senti foi maior que a que ela estava sentindo... Presenciei pais negando que o filho fosse aspirado, aconteceu comigo também, mais não tem jeito, a criança respira com dificuldade e alguma coisa tem que ser feita logo. Foram 1 semana de internação, me perdi nas contas depois da 11º aspiração. Depois que a Nic recebeu alta vi em mim uma mulher forte como eu nunca pensei que seria. E pedi a Deus para que fosse a primeira e ultima internação.

UTI
Em algumas situações de agravamento da bronquiolite, o bebê pode até mesmo seguir para a unidade de tratamento intensivo (UTI). Casos graves em que a criança faz apnéia (parada respiratória), é possível superá-la mantendo-a com ventilação mecânica, através de tubos endotraqueal por algum tempo. É mais sério do que se imagina... nos dias que passei com a Nic no hospital foram muitas crinaças dando entrada com o mesmo diagnostico, eu achava a Nic miudinha demais, me emocionei muito quando vi um Rn quase morrendo de tanto tossir sendo levado para UTI, e a mãe tadinha, senti por segundos em mim o medo que ela estava sentindo. O perigo maior é a idade, quanto menor maior o risco de precisar de tratamento intensivo, e infelismente o indice de crianças que morrem com bronquiolite nas UTIS não é baixo.  Nos primeiros dias no hospital conheci a Ana Cristina, mamãe da Duda de 6 anos, dividimos o quarto logo de inicio, ela estava lá aguardando um exame de Ressonância magnética, e de vez enquando precisava de inalação. Mas tarde foi diagnosticado uma Epilepsia. Conheci a mamãe da Julia, de 2 anos que ficou na uti com ela por 24 horas, a Julia precisou ser monitorada porque não respirava. Conheci também a Amanda, dividi o quarto com ela no penultimo dia de internação, o Adam de 8 meses filho da Amanda estava com crise de bronquiolite e Pneumonia diagnosticada, só 8 meses pesava mais de 11 quilos, muito gordinho e respirava com muito sufoco, lá ficaram por 2 semanas. Mãezinhas tão fortes e guerreiras, que mantinham o sorriso no rosto independente de quanto estivessem preocupadas e abatidas, conversavam muitoooo comigo e eu pude aprender um pouco com cada uma, desenvolvi uma admiração muito grande por elas. Hoje mantenho contato apenas com a mãe da Duda, queria muito um dia rever as outras duas...

Me desculpem o texto gigante... Eu tenho ideia de quantos pais passam por isso, e meu objetivo é compartilhar minha experiência com aqueles que não entendem o assunto. Espero muito ter ajudado! 


Passamos a copa no hospital haha



Acesso no Pézinho

3 comentários:

  1. Nossa amiga, agr pude entender oque é essa bendita, como vc disse. Na época que vc tava com a Nic no hospital eu fiquei pesquisando mas não entendia a causa da doença, agora já sei. Mas isso tem cura ou a pessoa fica o resto da vida com ela? Nossa deve ser horrível os sintomas ainda mais em bebês :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi dizer de cura amiga, mais pelo menos 90% das crianças quando crescem não tem mais crises. Eu tive bronquiolite até 3 anos, depois nunca mais tive. Dizem que quando a criança cresce se norma mais inume e não sofre mais com isso... Tomara que com a Nic seja assim também.

      Excluir
  2. Ah entendi...Tomara mesmo amiga. Muita saúde pra essa pequenaaa <3

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*