04/11/2014

Cesariana Agendada: Jejum, anestesia, sonda ...

04/11/2014
Oi minhas queridas, tudo bem? Muitas gravidinhas tem duvidas em relação a os procedimentos em uma Cesariana. E hoje quero entrar nesse assunto.

Quando marcar a cesariana?
O procedimento cirúrgico da cesária é simples, embora se trate de uma cirurgia de grande porte. Cesáreas eletivas só devem ser agendadas no mínimo a partir de 38 semanas completas de gravidez, mas preferencialmente com pelo menos 39 semanas, para diminuir as chances de problemas respiratórios e intestinais no bebê.




Onde é dada a picada da anestesia? Ela dói?  Tanto na peridural quanto na raquidiana, a anestesia é aplicada entre as vértebras nas costas. Os anestesiologistas aplicam um anestésico local antes de dar a picada da anestesia em si. Portanto, você vai sentir a picadinha da anestesia local e depois uma pressão, não dor propriamente dita. Talvez o mais chato seja se manter na posição correta (ou deitada de lado ou sentada, com as costas curvadas), apesar do barrigão. 


Qual a diferença da peridural e raquidiana?
A raquidiana usa um volume muito menor de anestésico, tem ação praticamente imediata e é dada de uma vez só, com duração limitada. Já a peridural utiliza uma quantidade bem maior de medicamento anestésico, e é administrada continuamente por um cateter que fica nas costas, durante o tempo que for necessário. Via de regra, a raquidiana (ou ráqui) é usada nas cesarianas e às vezes nos partos vaginais, e a peridural, nos partos normais. 

Existe parto com anestesia geral?
Sim, em casos excepcionais de cesariana. Na anestesia geral, a mulher fica desacordada, e há chance de o anestésico passar para o bebê. Por isso ela só é usada em casos de emergência (como hemorragia ou sofrimento fetal agudo), quando é preciso realizar uma cesariana muito rapidamente. 

Tenho que ficar de jejum antes do parto?
Provavelmente sim. O motivo do jejum determinado pelos médicos é a precaução: no caso de a mulher ter de se submeter a uma anestesia geral de urgência, existe o risco de ela aspirar o conteúdo do estômago, o que causaria uma complicação grave. 
A possibilidade de você ter de ser submetida a uma anestesia geral é muito pequena, mas os médicos preferem adotar a cautela. Por isso, a recomendação mais comum é que não se coma nada oito horas antes do parto, em caso de cesariana com hora marcada, e que só se tome um pouco de água até três horas antes do parto. 


Vão colocar uma sonda em você... 
...mas não se preocupe! É logo depois da anestesia(muitas vezes) então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia. 

Para muitas pessoas parece confuso, mas é simples(na minha opinião). Quando entrei no centro cirurgico já de camisolão e touca, me colocaram o acesso para medicamentos na veia, é só uma picada, nada de dores... Em seguida foi a depilação, ui que vergonha, rsrsrs mais foi tranquilissimo e rapido. Depois veio a anestesia, que não doi também, é apenas um sustinho que você toma. E depois da anestesia já foram me deitando e aos poucos fui parando de sentir as pernas, nesse instante já me colocaram a sonda que nem senti por estar anestesiada. Simples né? sem rodeios gente, uma cesariana não doi, o que é dificil é a recuperação (para muitas) mas para mim não foi. O segredo é você focar no seu bebê e esquecer que passou por uma cesariana. A  minha foi super tranquila, eu passaria por mais 3 cesáreas brincando, mais existem mulheres que ficam de molho por pelo menos uns 2 ou 3 meses. Clique aqui e assista o video do meu parto. Se tiverem alguma duvida podem enviar no ask clicando Aqui

Tem 3 videos novos no canal, se vocês ainda não assistiram corram lá:
Tag: O lado bom e o mau de blogar
Tag: A verdade sobre ser mãe
Levando a Princesa no Pediatra + passeio no shopping

Página de sugestões lá na fã page está esperando você, mande quantas quiser, te agurdo lá. Clique AQUI
Muitos beijos'

11 comentários:

  1. Meu filho nasceu através de uma cesariana, não foi nada programado, até então eu teria um parto normal, mas eu não senti as dores do parto, nadinha de nada, então tive que fazer a cirurgia. Eu óbvio preferia ter naturalmente, mas agradeço aos profissionais que fizeram a minha cesariana, pois foi tudo perfeitamente executado. Vale muito a pena conferir o histórico do médico para isso.
    Não conhecia o seu blog, mas já estou encantada!
    Dá uma passadinha no meu quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs***

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post Danny!!!
    Programei minha cesárea,foi tudo muito tranquilo...Minha filha nasceu de 38 semanas e 5 dias,não colocaram a sonda,rsrs(ainda bem)..Minha recuperação também foi bem rápida!!
    Parabéns pelo post flor!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Como é tudo diferente de um parto normal né amiga.. Eu não tomei nenhuma anestesia sabia, meu parto foi praticamente natural kkkkkkk, só tomei uma anestesia aonde foi feita a episiotomia mas ela só dura alguns minutos pra fazer o corte e também pra dar os pontos.....Mas foi tudo tranquilo, confesso que eu tinha medo de fazer a cesárea só pelo fato da anestesia na coluna kkkkk mas agr não tenho medo de nada mais, não tenho mais medo de dor kkkkkk...Ótimo post! Bom pra esclarecer pra quem vai programar a cesárea e também bom pra gente que nunca fez uma saber como é.
    Beijoss

    http://camilaemdemulheramae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/11/14

    Tenho que concordar com a camila, haha tudo é muito diferente de um parto normal. Eu não tive nenhuma anestesia, mas tive que ficar em jejum também. Nem no corte da episiotomia não me deram anestesia! haha
    Eu nunca tive nenhum receio de parto normal o cesariana, mas tive normal, então não posso julgar ninguém pela escolha, cada um dos partos tem vantagens e desvantagens não é mesmo? Haha Beijos gata.

    ResponderExcluir
  5. Marcaram minha cesária pra amanhã as 8:00 hs a médica pediu q tomasse um bom café da manhã será q vou ficar de molho por 8 hs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda!
      Acho que ficará de molho sim rsrs
      Minha médica pediu jejum de 8 horas antes de eu ir me internar, minha ultima refeição foi 20:00 da noite, acordei no dia seguinte e já fui para a maternidade. Só bebendo água. A ansiedade era tanta que eu nem senti fome.
      Mas o jejum é necessario

      beijão

      Excluir
    2. Anônimo19/6/18

      Posso beber agua ate quanto tempo antes de me internar?

      Excluir
  6. Anônimo22/4/17

    To com muito medo da anestesia vou fazer cesariana

    ResponderExcluir
  7. Não há do que ter medo, não dói em mim gerou somente um desconforto e ânsia de vomito mais depois da cirúrgica.

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê é pelvico, desde 6 meses toda vez que faço uma ecografia ela tá na mesma posição, nunca fiz nenhuma cirurgia tô morrendo de medo da cesariana, queria muito normal.

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer Cesária pela 2 vez tranqüilo foi de boa recuperação

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*