10/10/2016

Entenda tudo sobre Temperatura Basal

10/10/2016

Olá!!
Trouxe esse post a pedido de uma leitora, e espero tirar duvidas relacionadas a esse tema, vamos lá?

A Temperatura basal pode ser usada como um método para ajudar a engravidar, ja que usando esse método tomamos mais conhecimento do que se passa em nosso ciclo menstrual. Não sabia?

Pois bem... A Temperatura basal é a temperatura do corpo em descanso, aquela medida logo que a pessoa acorda de manhã. Depois de ovular as mudanças hormonais em nosso corpo provocam um aumento de 0,2 a 0,5 graus Celsius em nossa temperatura, a ovulação é confirmada apos 3 dias consecutivos de temperatura elevada. No gráfico, dá para ver que a temperatura sobe e fica mais alta até a próxima menstruação, quando volta a cair ou alguns dias antes já é possivel notar a queda. 
Esse método só permite saber com certeza que você ovulou depois que a ovulação já  aconteceu, por isso no primeiro mês acompanhando a temperatura nos sentimos um tantinho "perdida" sem entender muito, mas conforme passam os ciclos conseguimos ter ideia do padão do nosso ciclo. 
Além de ajudar a prever o dia da ovulação, esse método também pode ajudar a identificar probleminhas como deficiencia da progesterona e ciclo anovulatorio... Não é interessante? Muitas vezes a falta de ovulação é a causa da dificuldade em engravidar, com um grafico de temperatura basal completo conseguimos saber se o nosso sistema reprodutor anda trabalhando certinho.

Acompanhar a temperatura corretamente:

  • Você vai precisar de um termômetro só para você, que fique na sua mesinha de cabeceira ou embaixo do travisseiro.  
  • Papel e caneta para anotar a temperatura, ou app para salvar e não esquecer.
  • Meça a temperatura todos os dias, no mesmo horario, assim que abrir os olhos, sem se mexer muito, ou falar.  
  • É importante que tenha tido uma boa noite de sono, no minimo 6 horas de sono.  
  • A via de medição mais apropriada é oral (termometro embaixo da lingua) ou vaginal. Se você dorme de boca aberta a medição não pode ser por via oral.
  • Comece a medição no primeiro dia do ciclo, primeiro dia da menstruação para uma melhor interpretação do grafico.

Fatores que podem tornar uma temperatura suspeita

  • Levantar de madrugada muitas vezes, interrompendo o sono e não descansando o suficiente.
  • Estresse
  • Febre, infecção de garganta, resfriado.
  • Bebida alcoolica
  • Consumo de drogas ou algumas medicações.
Fases do ciclo

Menstruação: Você não está fertil
Fase Folicular: Vai do inicio do ciclo até a ovulação. Durante essa fase os folículos ovarianos amadurecem e seu corpo se prepara para ovulação, o hormônio estrogênio predomina nessa fase, sua duração vareia de mulher para mulher e ciclo para ciclo.
Ovulação: Acontece a ruptura do folículo ovariano e a liberação do óvulo, que pode ser fecundado.
Fase Lutea (LP): Essa fase vai da ovulação ao final do ciclo, a progesterona é o hormônio predominante. A fase lutea pode durar de 12 a 16 dias, vareia de mulher para mulher. Se houver fecundação o ovo fertilizado se implantará, se não houver o revestimento do Útero vai sair em forma de menstruação e dar-se o inicio de um novo ciclo.

 
Dicas importantes:
  • Quando o óvulo é liberado, ele sobrevive entre 12 a 24 horas, quando a temperatura sobe o óvulo já está perdido, então... Não espere a temperatura subir para namorar ok?
  • Use um app ou grafico disponivel em sites como fertilityFriend ou mamandoco para gravar suas temperaturas, os sites costumam ter detector de ovulação ajudando ainda mais a entender o ciclo.
  • Termômetros digitais são mais precisos.
  • Fique atenta a sua fase lutea, se tiver menos de 12 dias procure o Go, geralmente a fase lutea não muda, se no primeiro ciclo medindo a tb a sua foi de 15 dias provavelmente as dos proximos ciclos também serão.
  • Não fique comparando seu grafico com o grafico de outras mulheres, cada uma com seu ciclo, compare os seus graficos com o de ciclos passados, esses sim pode confiar.

Boa sorte tentantes, muitos beijos férteis!!!!!!!!!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*