02/10/2014

Gravida pode...?

02/10/2014
Oi minhas lindas, tudo bom? Hoje passei o dia tentando bolar algo interessante para postar. Dai lembrei de mim quando tava gravida, vivia me perguntando "Será que gravida pode...?" e quem é que não tem dúvidas quando se está gravida? São tantas, do inicio ao fim! Vamos lá?





Gravida pode pintar o cabelo?
A obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, aconselha que não se tinja os cabelos pelo menos no primeiro trimestre da gestação, por esta ser uma fase de maior formação dos tecidos e órgãos fetais. Para ela, "de preferência, o bom é esperar até 20 semanas". 

Gravida pode descolorir os pelos no corpo?
muitos obstetras optam pela cautela e recomendam que suas pacientes não usem descolorantes químicos para clarear os pelos durante a gestação. 
Alguns deles contêm amônia na fórmula, substância potencialmente tóxica que poderia entrar na corrente sanguínea e provocar más-formações no feto (mesmo motivo que leva médicos a desaconselhar certos produtos para tingir o cabelo). 


Gravida pode fazer tatuagem?
Os médicos preferem recomendar que mulheres grávidas não façam tatuagens durante a gravidez. São vários os fatores apontados pelos especialistas para sustentar o veto às tatuagens na gravidez: 
- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê. 
- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar. 
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem. 

Se você não sabia que estava grávida e fez uma tatuagem com agulha, não precisa se desesperar. Os exames para as doenças citadas acima já fazem parte do pré-natal normal. Mas explique o que aconteceu ao profissional de saúde que acompanha sua gravidez. 

Gravida pode tomar sol?
Para muitos especialistas, não é boa ideia se bronzear -- seja à luz do sol ou artificialmente. No caso específico das gestantes, a pele já está mais sensível e suscetível a queimaduras em razão do maior nível de estrogênio e o chamado hormônio melanocítico, que aceleram a pigmentação da pele. Há também risco de aparecerem manchas que nem sempre podem ser removidas depois do parto.  Outro ponto negativo da exposição ao sol por muito tempo é o risco de uma desidratação, algo ruim para a mulher e o bebê. 

Gravida pode comer comida apimentada?

A pimenta não faz mal do ponto de vista de má-formação do bebê nem é abortiva, só que ela muda o pH do estômago e isso sim tem consequências ruins para a mulher, já que a gravidez em si causa modificações digestivas muitas vezes desagradáveis (como intestino mais lento, refluxo, azia). 

Grávida pode dormir de barriga para cima? E de bruços?
Durante a primeira metade da gravidez, não há problema em dormir de barriga para cima ou para baixo. Mas, conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança, o mais aconselhável é dormir virada para o lado. 
Faça como se sentir melhor, pois nada substitui uma boa noite de sono. 

Gravida pode usar cinto de segurança?

Não há risco se o cinto de segurança for usado corretamente. Certifique-se de encaixar a parte de baixo do cinto abaixo de sua barriga. O cinto deve ficar bem colocado na região pélvica. Nunca use o cinto de baixo por cima da barriga, porque no caso de um acidente, o impacto de uma desaceleração repentina pode afetar a placenta e até causar um descolamento. 



Agora falando de mim e a minha experiência com a gravidez... em 9 meses nunca pintei o cabelo e nem se quer coloria os pelinhos do corpo, tive uma amiga que usou descolorantes e no dia seguinte seu bebe perdeu os batimentos, então fiquei com isso na cabeça e durante toda minha gravidez não ousei fazer nada de quimicas. Tem gravida que faz tudo e mais um pouco e nada acontece, sabe por que? Deus livra! Gravidez não é doença, mais é necessário cuidados, é uma vida que está sendo gerada, é preciso ter cuidados!
Em relação a dormir de barriga para baixo, eu conseguia até 5 meses, acreditam? é, minha barriga era pequeninha rs e dormir de barriga pra cima? meu Deus, eu tinha pavor, dormi so algumas vezes e na hora de levantar era um custo, eu chorava, gritava, vinham muitas dores nas costas, mais esse dilema só foi mesmo quando a barriguinha virou barrigão. Então... espero que tenha ajudado as futuras mamães de plantão. Beijocas




8 comentários:

  1. verdade viu Danny quando estamos gravidas realmente pensamos assim !

    http://minhadoceangelita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oláaa!!!

    Adorei seu blog e vou te acompanhar também!!
    Na gravidez sobre a questão de beleza é bem restrito! Não pode isso, não pode aquilo.. Enfim!

    Estou seguindo!

    bjs

    http://sendomaeaos20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post amiga, Também não fiz nada de quimica na gravidez, morria de medo!
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom prevenir né amiga? fizemos certo! bijos

      Excluir
  4. Anônimo20/10/14

    Oii, adorei o blog e a Nick é mt linda Parabéns *-*
    Queria tirar uma duvida..
    tenho 17 anos namoro a 2 anos e alguns meses e sempre quis ter filho e montar minha família logo.. mas tomo anticoncepcional por medo dos meus pais e mesmo pq eu e meu namorado nao temos mts condições de casar agr.
    desde que troquei no anticoncepcional pra mesegyna, quase todo mes era um susto, pois me dava os sintomas de gravidez a menstruação atrasava e depois descia normal. Mas, esse mes me senti diferente, nao sei explicar, e estava tendo tonturas, enjoava com o cheiro do desodorante, e as vezes tinha ânsia e dor de cabeça bem fraquinha, ai fiquei desconfiada mas desceu pra mim ontem primeiro dia veio pouco e parecia corrimento mas tinha cor de sangue e hoje o fluxo esta vindo mais e esta vindo mais liquido mas ainda tenho enjoo as vezes , tontura e dor de cabeça fraca e a cólica esta vindo bem fraquinha como um incomodo
    Sera que posso estar gravida ou desceu sem chances ?
    Pensei na possibilidade pois 2 amgs minhas engravidou mesmo tomando anticoncepcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Que bom que gostou!!!
      Também conheço muita gente que engravidou tomando anti e na troca dele, tenho uma amiga que mestruou normalmente até o 6º mes de gestação. O melhor seria você fazer um exame de sangue ou ultrassom, mada de teste de farmacia porque não é tão eficaz assim... Mas os sintomas são mesmo o de gravidez. Boa sorte, obrigada por visitar o blog, volte sempre! Mega beijo

      Excluir
    2. Anônimo20/10/14

      Obg por responder, vou ver um dia para fazer os exames ;)

      Excluir
  5. Anônimo20/10/14

    Ah esqueci de citar tb tenho um sono absurdo mt sono e mt fome toda hr

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*