26/02/2015

PRECONCEITO: Gravidez antes dos 20

26/02/2015
Oláaa minhas queridas, hoje eu vim falar sobre um assunto bem interessante, que na verdade faz parte do conteúdo do blog né? GRAVIDEZ. 

Nos dias atuais em que estados a gravidez antes dos 20 tem sido comum, mas ainda sim não deixa de ser recriminada. Muitas meninas ficam chateadas porque as pessoas acham que, só porque elas são novas, não vão conseguir ser boas mães. Também há muitas acusações. Gravidez por acidente acontece em todas as idades, mas, quando é uma adolescente, todo mundo mete o pau pela irresponsabilidade, e fica cobrando pelo resto da vida.
Não é porque engravidou antes dos 20 que tudo vai dar errado, você pode sim ser uma ótima mãe e seu filho ter sim uma boa educação. 


 Uma coisa que eu me perguntava muito era quando as pessoas iriam parar de me julgar pela idade, quando iriam parar de dizer que eu não seria uma boa mãe por ter apenas 16, e isso ao mesmo tempo que me incomodava me entristecia também, por que motivo seu não seria uma boa mãe? Em vez de julgar deveriam aplaudir porque em vez de fazer um aborto eu tive responsabilidade em receber de braços abertos uma vida. Encarar nossos atos e arcar com a responsabilidade não é e nunca será vergonhoso para ninguém, vergonhoso é as pessoas julgarem e descriminarem em vez de dar apoio.

 Ser mãe não é fácil para ninguém. Em todas as idades, planejada ou não, a gravidez é sempre um susto, porque muda demais a vida. A gravidez antes dos 20 anos exige alguns cuidados especiais, porque às vezes o corpo ainda não terminou totalmente de se desenvolver. Quanto mais nova você for, mais atenção o médico vai ter no acompanhamento do seu pré-natal.
Mesmo que você esteja se sentindo bem, você precisa ir ao médico logo no comecinho da gravidez, porque é nessa época que se fazem exames importantes, você será orientada a tomar vitaminas e receberá orientações essenciais sobre a alimentação.
Se você ainda não contou ao seus pais, o médico tem o compromisso de não dizer nada a eles. E o profissional de saúde que atender você pode até dar ideias e ajudá-la a enfrentar a situação, para contar logo para a família. 


A camisinha estorou? a pilula falhou? não tem namorado e não deseja ser mãe? Se esse for seu caso mantenha a calma e procure ajuda com alguém mais velho que confie, tente conversar e pedir orientações, mas o aborto não é solução. Se Deus deu a vida, só ele pode tirar...

Existem uma pulsão  de grupos e fóruns no facebook de mamães jovens e adolescentes, se sente sozinha?  entre em um grupo e participe, compartilhar sua experiência, desabafar vai te fazer bem e te trará boas amizades com certeza!

Existe uma forma de acabar com o preconceito? sim! Mostrando quem somos e que somos capazes sim de sermos excelentes mães!
Um beijooooo



Um comentário:

  1. Anônimo26/2/15

    É dann, esta é mesmo a nossa realidade, ainda existem muitas pessoas "Ignorantes" que acham quer ser mãe antes dos 20 é um bicho de sete cabeça, já sofri muito preconceito, e até hoje sofro, mas mesmo assim eu continuei em frente! Porque eu amo meu filho <3 Adorei o post! Beijos!!!

    http://bylarissamarques.blogspot.com.br/2015/02/ser-mae-x-estudar-e-trabalhar.html

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*