08/06/2015

Mudanças no cabelo durante a gravidez.

08/06/2015
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Como vocês viram em um dos posts anteriores que a Danny fez (Se você ainda não viu, clique aqui), algumas mudanças aconteceram aqui no blog e uma delas é o meu dia de postar, portanto não estranhe (Hoje não é quarta-feira, rs)!
A partir desse mês começarei a postar de segunda-feira, na segunda semana de cada mês, então resumindo será toda segunda segunda-feira de cada mês, meio confuso né?! Rs.
Agora vamos ao assunto do post: Os cabelos na gravidez.

Cabelo é um negócio cheio de detalhes e na gravidez ele não pode ficar fora das mudanças. Pode ser que em algumas mamães a mudança não seja tão visível ou nem aconteça, mas na maioria a mudança é bem aparente e pode ser tanto para o lado bom, como para o lado ruim, vamos entender?

Cabelo crescendo mais que o normal.

Não vou dizer que isso é impossível, até porque com as mudanças hormonais os cabelos podem sim crescer mais que o normal e ficarem mais volumosos. Mas o mais provável e o que mais acontece é que no período da gravidez o nível do hormônio estrogênio aumenta, o que diminui a queda dos fios e faz com que as madeixas fiquem mais volumosas. 

Mudança na cor, jeito, etc.

O mais que mais acontece no cabelo de uma gravida é a mudança na cor, muitas vezes os fios acabam clareando, ou escurecendo, que é o mais normal. Outra mudança muito visível é o jeito do cabelo, em algumas ele fica mais liso, em outras mais crespos e cacheados, ou até mesmo mais brilhoso. 
Tudo isso ocorre sim e não é motivo para preocupação, o fator que causa essa mudança nos fios é o mesmo que deixa o seu cabelo mais volumoso: O aumento do nível do hormônio estrogênio. 
Então deixe o medo de lado e aproveite a mudança dos fios.


Queda de cabelo.

O mais normal é que o cabelo tenha uma queda maior depois que o bebê nasce, pelos motivos que expliquei no primeiro item, mas em algumas mamães os fios caem durante a gravidez. Isso ocorre, provavelmente, por ele estar mais ressecado e quebradiço e acarretam a queda desde a raiz. Mas como isso não é nada comprovado o melhor a ser feito quando isso ocorre é conversar com o seu médico na próxima consulta, para ter certeza se é realmente esse o fator das quedas, ou se há algum outro problema, mas não se desespere!
Enquanto isso é bom ter alguns cuidados com as madeixas, para evitar que a queda aumente.
  • Usar shampoo suave e evitar esfregar muito na hora da lavagem.
  • Evitar pentear o cabelo o dia todo, a escovação pode agravar um pouco.
  • Prender o cabelo só quando necessário, quanto mais você prender, mais risco de cair haverá.
  • A hidratação pode ajudar a deixar os fios menos ressecados e com isso menos quebradiços, mas lembrando sempre de não usar produtos com química.
Cabelo seco.

Algumas mamães sofrem com o cabelo mais seco, isso não é tão normal entre as gravidas, mas acontece sim e isso ocorre, também, pelos hormônios.
A progesterona (hormônio feminino produzido pelos ovários) e o estrogênio regula o ciclo produtivo e o nível de progesterona aumenta o que pode causar um ressecamento nos fios.
Também não se deve ter muita preocupação, existem alguns cuidados a tomar.
  • Hidratar, hidratar e hidratar! A hidratação pode dar uma boa melhorada no ressecamento.
  • Uso de shampoo suave ou próprio para cabelos secos também fazem parte dos cuidados.
  • Usar protetor térmico quando for usar secador, chapinha ou babyliss.
Cabelo oleoso.

Se tem uma coisa que afeta a maioria das gravidas é a oleosidade no cabelo, e não pense você que só porque tem o cabelo seco está fora desse risco, isso pode mudar e seu cabelo também pode ficar mais oleoso.
Isso é muito normal e não é um problema não, acontece novamente por alterações hormonais (esses hormônios sempre tem culpa, rs), mas essas alterações podem provocar um aumento nas glândulas sebáceas (são elas que produzem óleo), fazendo com que a quantidade de óleo produzida seja maior.
Mas caso você queira diminuir isso tem alguns cuidados que são super interessantes.
  • O uso de shampoo para cabelos oleosos pode ajudar a controlar a oleosidade.
  • Evitar tomar banho na água muito quente.
  • Asim como a água quente, é bom evitar secador com o jato de ar muito quente, prefira na temperatura média.
  • A lavagem das madeixas pode sim ser feita todos os dias, isso não interfere.
Podemos ver que assim como o seu corpo, o cabelo também acompanha as mudanças causadas pela gravidez, mas preocupações a parte. Logo seu cabelo voltará ao normal, sendo como ele era, ou até diferente, mas não vai deixar de ser saudável. Esse esforço vale a pena pelo enorme presente que virá, não é mesmo?

E o seu cabelo, teve ou está tendo alguma mudança? Deixe nos comentários.

Espero, do fundo do coração, que tenham gostado do post e não deixem de visitar o meu blog!
Beijos, Isabela Pasquini  ♥.

BLOG | FACEBOOK | YOUTUBE | TWITTER | INSTAGRAM (segredosemaniasblog)




4 comentários:

  1. Danny estou sentindo meus cabelos oleosos e eles estao com queda...estou de 4 semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia, seja bem vinda!
      Bom... eu acredito que 4 semanas seja bem pouco para tamanha alteração... Ja que os hormônios ainda não estejam super alterados devido ao pouco tempo de gestação. Mas fale sobre isso na sua consulta pré natal, a queda de cabelo as vezes pode ser devido a ausência de hidratação capilar, mas também pode ser um sintoma de Anemia.
      Na minha gravidez eu fiquei com o cabelo incrível de lindo acredita? Nossa ele cresceu muito e ficou muito brilhoso. A queda veio depois, no pós parto com a amamentação.
      Parabéns pela gestação, volte sempre! beijos

      Excluir
  2. Anônimo3/7/15

    Ola
    estou gravida de 6 meses e meus cabelos estao cada vez mas brilhosos, e estou esperando uma menina. sera que tem algo haver com o sexo?
    Isabela parabens por suas postagens, queria te sugerir um post sobre moda inverno para gestantes. estou em uma fase bem delicada da gravidez em que nada cabe em mim, e sei la, ando muito desanimada, precisando de inspiração. Vou adorar se postar sobre isso. bjao, Agatha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agatha!
      Então, as pessoas mais velhas dizem ter algo haver com o sexo, até aquele esquema do formato da barriga, mas não se pode afirmar.
      Pode ser os hormônios mesmo, muitas mulheres, no período da gravidez, tendem a ter o cabelo mais brilhoso e até mais oleoso, e isso é culpa dos hormônios, rs.

      Muito obrigada e fico feliz que esteja gostando das postagens, infelizmente o post de hoje já estava programado, mas prometo que no próximo falarei sobre moda.
      Mas enquanto ele não sai, não se deixe abater não! Lembre-se que é só um momento e que logo as roupas servirão novamente. Está na reta final e mulher grávida é linda naturalmente, tente não esquentar muito com isso e olhe para o lado positivo. Tudo vai dar certo e não desanime não!
      Um grande beijo e o próximo post será especialmente para você! <3

      Excluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*