31/01/2018

Enjoou do seu tempero? Dicas para varear

31/01/2018

Que saudadeeee de falar sobre Gastronomia, sinto falta dos videos de receita onde eu podia compartilhar melhor meus conhecimentos na cozinha, mas por enquanto ainda não dá para gravar, quando a Mel sai do peito e dorme é a hora que eu tenho pra ficar com a Nicolly, cuidar da casa, cuidar de mim e cuidar do marido. Mas antes do meio do ano estarei com o Mamãe na cozinha ativo de novo, se Deus quiser!

Então... Sabe aquele cheirinho gostoso que agente sente do portão quando vai na casa de alguém em horario de almoço? ou quando entra no restaurante? Todo preparo, toda comida pode ter esse cheirinho gostoso que vai longe, basta agente saber como usar os temperos que é o que realça o gosto, o cheiro e fica delicioso. Só que nós donas de casa, pelo menos eu enjoo da minha comida com muita frequencia porque o fogão aqui funciona a semana toda rsrsrs só nos finais de semana rola as gordices mesmo. Quando acontece de eu começar a cozinhar desejando comer a comida de outra pessoa eu já vou mudando os temperos, vou explicar como...





Vou começar pelo Feijão, maridex ama entrar em casa quando eu estou temperando o feijão, ele diz que sente fome só com o cheiro. Eu cozinho uma vez na semana e sem temperar eu divido em 2 ou 3 potes, tempero apenas um pote para 2 dias, quando acaba eu descongelo outro potinho e tempero novamente, assim agente come feijão fresquinho a semana inteira e não da trabalho, quem não faz isso FAÇA porque ninguém merece barulho de panela de pressão nos ouvidos varios dias da semana.
O Feijão eu ponho na pressão com uma folha de louro (1 pra não ficar forte) depois de cozido eu refogo no alho bem moreninho, coloco sal e um caldo knor de bacon. SIMPLES E MARAVILHOSO

Quando quero variar no feijão, cozinho ele com algumas rodelas de linguiça paio e cheiro verde em pó ou cominho, e na hora de refogar a mesma coisa, alho bem dourado, sal e knor.

Arroz eu uso branco, cozinho apenas com cebola e sal, já acho muito gostoso, mas de vez em quando vareio cozinhando com cenoura picadinha em cubinhos.

Carnes/frango tempero com bastante alho, meio limão, 1 sachê de sazón (o sabor da vez está sendo NORDESTE) e sal. Raramente eu faço frituras, preferimos a comidinha com molho, cozidos, ensopados então durante o cozinhamento eu uso salsa e cebolinha, os legumes e caldo knor frango ou carne. A comidinha fica muito gostosa...

No Peixe muito limão e coentro, sal a gosto. É bom deixar repousando pelo menos umas meia hora pra pegar o gosto direitinho, na hora de empanar em vez de usar o fuga a dica que eu dou é empanar com farinha de trigo, isso, FARINHA DE TRIGO. A casquinha do peixe não fica soltando enquanto agente frita, e fica muito mais gostoso que empanado com fubá.

A Costela é a unica carne que eu tempero diferente, uso o sazon/caldo costela, alho, sal, limão e quando está quase no ponto coloco agrião, cebola, tomate, pimentão, azeitona e batatas. DIVINO

 São muitos os temperos que agente pode usar, mas eu uso com moderação, não gosto de abusar porque gosto da comida com o gosto e cheirinho caseiro, o tempero não é pra mudar o sabor do prato, é pra complementar, realçar, melhorar então a dica é pegar leve na mistura de temperos e abusar nos legumes que é a chave final.

Estou para testar os temperos triturados, estou até ansiosa com o resultado da combinação, estou pensando em tirar foto do passo a passo e postar aqui... vamos ver. E vocês? Mas alguma aspirante a Masterchef ai?

beijos

Ahhh, voltei com o insta a um tempo... @dannylovenic

2 comentários:

  1. Oii Dany já estou te seguindo para não perder nenhum post vou voltar sempre ...eu fiquei quase que 4anos sem entrar no blog voltei agora bjs
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/2/18

    uso cheiro verde no meu feijao tbm, fica mt bom msm, vou experimentar com cominho
    bjs, lindas suas princesas

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*