11/11/2020

Desfralde tardio não, Desfralde respeitoso!

11/11/2020

 É claro que eu não poderia deixar de escrever aqui sobre o Desfralde da Melinda, experiência totalmente diferente que eu vivenciei com o Desfralde da Nicolly. 

Eu sempre tive certeza que teríamos um Desfralde rápido, de sucesso assim como o da irmã mas velha, um erro... Colocar as minhas expectativas num processo que não tinha nada haver comigo, a protagonista não era eu.

Depois dos 1 ano e meio começaram os questionamentos, "vai tirar quando a fralda?" "Ela ja pode ir ficando de calcinha" 

Primeiro... A fralda não é tirada, ela é deixada. E porque as pessoas fazem questão em dar opinião sem que tenhamos pedido? 



Melinda fez 2 anos, entrou na creche, fui para a primeira reunião de pais onde a pedagoga entrou no assunto do Desfralde, passando recomendações de como as crianças que ainda usavam fraldas podiam começar a creche também. Esse assunto não interessou muitos pais, eram poucas as crianças que usavam fraldas, incluindo a minha. Acho que esse foi o primeiro momento em que me senti incomodada e atrasada, sim... Atrasada.

Melinda era a maior da turma, sabia falar e se expressar muito bem, porque ela ainda usava fralda? Será que era preguiça minha? Vieram os 2 anos e 2 meses/3 meses/ 4 meses

E apertam as cobranças alheias

"Ainda usando fralda?" " Você não leva ela no banheiro?" "Mas ela é tão esperta..." 

Eu comprei um penico rosa, calcinhas, e comecei uma tentativa de Desfralde, porque "já estava na hora", afinal as pessoas estavam incomodadas, pessoas essas que não compravam as fraldas...

Definindo em duas palavras essa tentativa de Desfralde: Desastre! Estresse

Melinda tinha horror ao penico, chorava pra não sentar nele, xixi eram todos no chão, no tapete, no sofá, mil banhos por dia, eu super estressada vendo que não estava funcionando descontava ficando irritada com a minha bebê. Até que um dia eu olhei pra ela e tive a certeza de que no fundo eu estava certa, ela não estava pronta e tudo bem... Esse processo envolvia a prontidão dela e não a minha disponibilidade, não tinha haver comigo, não era comodismo meu, ela apenas não estava pronta. 

Eu engravidei e os meses foram passando, pronto... Agora a melinda não saia da fralda porque eu estava grávida e não estava disposta, nossa como as pessoas são maldosas! Mas eu e o Edu seguimos com nosso pensamento de só agir quando a Melinda mostrasse os sinais de prontidão, e fomos muito julgados por isso... Familiares bem próximos diziam que isso não existia, que ela nunca ia sair da fralda se nós não tirássemos. De novo... A fralda não é tirada e sim deixada. Seguimos firme, até que um dia Melinda começou a se incomodar com a fralda e a tirar sozinha. Nicolly fez isso com 1 ano e meio, Melinda fez com 2 anos e 8 meses e TUDO BEM.

Algumas poucas vezes ela usou o penico, preferia o vaso, foram muitos poucos os escapes de xixi e os acidentes pela casa, claro... Ela estava pronta. Batiamos palmas e parabéns a cada vez que ela ia ao banheiro e a carinha dela de feliz era o melhor de tudo. E mais rápido do que imaginávamos ela mostrou estar pronta para o Desfralde noturno também, a fralda da madrugada sempre estava sequinha de manhã, ela vinha correndo pedindo pra ir no banheiro mesmo estando com a fralda. Assim concluímos também o Desfralde noturno sem NENHUM xixi na cama, sem choro, sem estresse, sem pressa, com incentivo, com respeito. Terminamos o processo do Desfralde diurno e noturno nossa menina estava com seus 2 anos e 10 meses e o nosso orgulho não foi diferente do da irmã que foi bem mais cedo, o orgulho é o mesmo. 

Pra gente é algo tão normal sair das fraldas, mas pra eles não, é um processo, é novo, eles precisam estar seguros e prontos. Não tem haver com a comodidade dos pais, ou com o nosso tempo, tem haver única exclusivamente com a prontidão deles, nos só estamos ali para auxiliar e apoiar, só isso. 

Nossos pequenos vão ser comparados com o filho de ciclano e beltrano, vão nos culpar, nos desmotivar, dizer que estamos fazendo errado. Mas não importa, o tempo não é deles, o tempo não é nosso, o tempo é de alguém que vai deixar a fralda pela primeira vez na vida, que seja com respeito por favor.

Um comentário:

  1. Anônimo4/5/22

    obrigada por essa postagem já estava desesperada pesquisando formas de Desfralde, p meu filho de 2 anos e meio, com o irmão tbm foi mas rápido, mas eu não tinha pensado dessa forma, vc abriu minha mente com esse texto maravilhoso. "...é alguem que vai deixar a fralda pela primeira vez na vida, que seja com respeito..." Forte isso. Vou ser mas paciente e esperar pelos sinais, ainda não tem nenhumm

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*