21/08/2015

Ele não entende! Engano seu...

21/08/2015

Heeeey pessoinhas, tudo bem? 
Hoje eu estava meditando sobre um assunto bem legal e achei que seria interessante escrever isso aqui... 

A Nic sempre foi uma bebê agitada e agora aos 1 ano e meio nada há segura mais, e tenho observado que o meu "NÃO" em algumas situações tem mostrado resultado, se engana quem pensa que a criança de tal idade ainda é novinha para entender algo. Ei Mamães, Papais, a autoridade é de vocês! A compreensão do "NÃO" começa a existir a partir do momento que é inserida pelos pais na vida da criança.



O não deve ser dito sempre que a criança apresentar um comportamento que seja inadequado; que os pais avaliem como sendo passível de impor limites e, esse limite, deve começar a existir desde que a criança nasce. Seu filho começa a tentar entender o que os outros estão falando e fazendo mesmo quando ainda está dentro da barriga, ele não entende muito bem o significado das palavras que você usa, mas capta suas emoções como amor, preocupação, tensão ou raiva. 
Aos 4 meses, reconhece seu próprio nome, de 8 meses a 1 ano já entende ordens simples, como “Não pode”,“Tira a mão”.  A partir de 1 ano e meio já cumpri determinações como "vá buscar seus sapatos", "guarde seus brinquedos". 

De 1 ano e meio a 2 anos seu filho começa a compreender que as necessidades dele nem sempre combinam com as suas. Vai tentar se impor, cruzando os braços e sacudindo as pernas quando você tentar dar a mão para ele, por exemplo.
O número de palavras que seu filho é capaz de entender aumenta rápido. Em geral, a compreensão da palavra vem antes de a criança ser capaz de pronunciá-la. Algo que ajuda também é desafia-la a brincar com brinquedos adequados à sua faixa etária e com jogos que estimulem seu desenvolvimento. Gostar de aprender só vai fazer bem para ela.

Em primeiro lugar, os pais devem reconhecer que seu "bebê" deixou de sê-lo, isso é um tanto difícil (pra mim é até demais rsrs), não se trata mas de um bebezinho, e sim de uma criança se desenvolvendo. Nessa idade, a criança começa a distinguir o "certo" do "errado", não só pelas atitudes em si, mas também pelo olhar crítico dos pais ou mudança de postura deles. Por este motivo, é muito importante elogiá-la quando fizer algo esperado, e orientá-la quando for o contrário.

De 2 a 3 anos a criança pode jogar o prato de comida no chão ou os talheres utilizados quando estiver insatisfeita, e desobedecer as ordens dos pais mesmo estando ciente do "não pode." E de 3 a 4 anos é capaz de formar frases curtas como: eu subo, não vou, não faço. Pode se tornar mais possessiva em relação aos seus brinquedos, exercendo controle sobre eles, ou seja, ela decide se outra criança pode ou não mexer em suas coisas.

Nós pais até nos assustamos com tantas mudanças, afinal até recentemente nossos filhos eram bebezinhos tão fácil de lidar e dócils. Mas agora é a fase da independência deles, estão se descobrindo, serão muitas novidades tanto para nós quanto para eles, e o papel de nos pais é ensina-los a como se comportar, se comunicar e conviver em sociedade, na escola, no parquinho, e até mesmo em casa. E o "NÃO" é importante desde o inicio porque toda criança precisa de limites. 


" Quando o limite não vem dos pais, vem do mundo."
 

E aiii? compartilhe conosco seus conceitos sobre esse assunto tão interessante para nós pais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*