15/09/2014

Especial tentantes 2

15/09/2014
Boa tarde minhas queridas, hoje estou vindo com uma postagem top para nossas amigas tentantes. Lembram da postagem Especial tentantes 1? Se não você ainda não viu clique AQUI. Pois bem, essa é a continuação dela... e estarei sempre postando artigos importantes para ajudar e auxiliar todas aquelas que estão na tentativa para ter um bebê. Vamos lá?

Estou superestressada. Isso afeta minhas chances de engravidar?
Você já deve ter ouvido várias pessoas dizerem algo como "relaxa que você engravida". Bom, apesar de a frase ser um tanto irritante, ela tem um fundo de verdade. Especialistas em fertilidade são unânimes em afirmar que o estresse pode, sim, interferir negativamente se você está tentando ter um bebê. 
Quando você está estressada, você pode ovular com atraso ou até mesmo ter um ciclo menstrual anovulatório, ou seja, sem um óvulo (e sem chance de engravidar!). Se isso acontecer, você pode calcular seu período fértil na época errada. 


Tomar pílula por muito tempo atrapalha?

A verdade é que o uso da pílula anticoncepcional dá uma falsa sensação de controle à mulher: como ela é eficiente para evitar a gravidez, na hora em que a mulher decide parar de tomá-la, quer já engravidar logo, nos primeiros meses. Mas não é bem assim, na maioria dos casos a gravidez não é tão imediata. É bem normal que a menstruação atrase um pouco no primeiro mês. Se você já estiver tentando, a ansiedade vai ser grande, e você certamente vai se decepcionar com o atraso, achando que já está grávida. 


É verdade que excesso de peso pode dificultar a gravidez?

Excesso de peso pode sim gerar dificuldades para uma mulher engravidar. Acreditava-se que a obesidade só afetava a fertilidade de uma mulher que tivesse ciclos menstruais irregulares, mas novos dados indicam que as mulheres com ciclos regulares também podem ser prejudicadas. O risco de infertilidade parece aumentar junto com o grau de obesidade, ou seja, quanto maior o peso, maior o problema. Pesquisas com mulheres acima do peso ou obesas mostraram que uma redução de 10 a 20 por cento do peso já ajudava a regular o ciclo menstrual e elevava a probabilidade da ovulação. 
 A boa notícia é que a perda de alguns quilos antes de iniciar um tratamento de fertilidade pode aumentar drasticamente as chances de concepção e de ter uma gestação saudável. 

Preciso parar de beber mesmo antes do exame positivo?
O ideal, segundo o pediatra Hermann Grinfeld, que estuda a relação entre álcool e gravidez, é que você pare imediatamente. Só assim cai a zero o risco de haver alguma consequência ligada à bebida nas primeiras semanas de formação do embrião.  A ciência não sabe exatamente quais são os efeitos do álcool sobre a criança durante a gravidez. Um estudo, por exemplo, mostrou uma ligação entre o consumo de bebida quando a mulher ainda nem sabia que estava grávida e a ocorrência de parto prematuro. Tenha em mente, no entanto, que mulheres com ciclo menstrual irregular podem demorar mais a descobrir que estão grávidas, e aí o bebê corre risco de ser exposto ao álcool durante uma fase crucial de seu desenvolvimento.  A postura mais aconselhável é a cautela. O mesmo vale para o uso de remédios: se você está tentando engravidar, não tome medicamentos sem consultar o médico, especialmente na segunda metade do ciclo, quando já pode ter acontecido a concepção
Dá para engravidar durante a menstruação? 
É possível, embora raro. Seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto -- o período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte, para que a data da ovulação fosse bem próxima da época do sangramento inicial, ou ainda uma menstruação que durasse bastante. 
Geralmente, quando você menstrua, um outro óvulo já está se desenvolvendo em preparação para o ciclo recomeçar. Mas a questão é que o ciclo de cada mulher tem uma duração diferente. 

Quais são os riscos de ter um filho depois dos 35?
A principal preocupação de uma gravidez depois dos 35 anos é quanto ao risco mais elevado de gerar um bebê com problemas cromossômicos. As chances de isso ocorrer aumentam a cada ano que passa na vida fértil de uma mulher. É bom lembrar, contudo, que a maioria das mulheres desse grupo têm gestações normais e bebês saudáveis. Isso porque não é só a idade que conta, mas também a saúde em geral da mulher antes de engravidar. á se sabe que mulheres mais velhas apresentam maior probabilidade de ter ou desenvolver certas complicações durante a gravidez, como diabete gestacionalpressão altapré-eclâmpsia e placenta prévia (baixo posicionamento da placenta no útero). Essas condições podem ter consequências sérias para a gestação e devem ser monitoradas bem de perto. 
Por isso é comum que gestantes com mais de 35 anos tenham intervalos menores entre as consultas com o obstetra. 

Como a Idade afeta a fertilidade
Existem vários fatores para explicar por que as mulheres estão esperando mais para ter filhos. É comum a mulher querer se firmar na profissão e aproveitar um pouco uma vida mais despreocupada para só então resolver aumentar a família. Às vezes a mulher prioriza os estudos, ou então quer atingir uma estabilidade financeira maior de modo a poder oferecer mais qualidade de vida aos filhos, quando eles vierem. Ou então o parceiro ideal demora para aparecer, ou a mulher simplesmente não se sente preparada... 
A disponibilidade e a eficácia dos vários métodos contraceptivos também têm um papel importante. Atualmente os casais pensam mais antes de ter filhos, e a tendência é que as famílias sejam menores. 
O lado negativo de adiar a maternidade, seja por que motivo for, é que para as mulheres a fertilidade decai rapidamente com o passar da idade, muito mais que para os homens. Com o passar do tempo, as chances de engravidar caem drasticamente, e a probabilidade de enfrentar problemas de fertilidade aumenta de forma significativa. Os homens continuam férteis por bem mais tempo, mas a fertilidade masculina também é afetada pela idade, embora de modo menos radical. 

Espero que tenham gostado, sintam-se a vontade para comentar, tirar duvidas e seguir nosso blog se gostarem é claro. Beijinhos férteis!!!!!



3 comentários:

  1. Ótimo post amiga, super esclarecedor!
    Minha mãe passa no médico a cada duas semanas e as ultras são a cada 1 mês porém mesmo ela tendo 42 anos e a gestação ser de risco aos olhos de todos os médicos se surpreendem porque ela está super bem,não teve nenhum problema até agora,graças a Deus. Já tô começando a ficar ansiosa por ela kkkkk (quero saber logo o sexo hehe)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus Camila, mas a maioria das vezes a complicação é no final da gravidez, como foi comigo, no 9° mes as infecçoes e no parto a complicaçao. Mas Deus esta na frente e seu irmaozinho vai chegar lindo(a) e saudavel! Beijos

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*