27/07/2014

O que fazer para meu filho comer de forma saudável?

27/07/2014
O primeiro passo para seu filho comer bem, por incrível que pareça, é não esquentar demais a cabeça! Os alimentos podem ser uma fonte de prazer e um grande marco de desenvolvimento do bebê, mas podem também gerar frustração e conflito. 


Às vezes seu filho vai adorar aquela sopa de mandioquinha que você preparou no maior capricho e às vezes vai cuspir tudo para fora. É assim mesmo. O importante é ir introduzindo, aos poucos, novos gostos e texturas nas refeições, ter paciência e ir insistindo em colocar novidades na dieta dele, mesmo que aquelas cenourinhas não sejam tão bem-vindas nas primeiras vezes. 


Veja a seguir algumas dicas:


  • Varie a forma como oferece um alimento. Talvez o bebê não goste de bananas sozinhas, mas poderá devorá-las quando acompanhadas por um cereal. Só se certifique de não introduzir mais de um alimento por vez, assim terá como ver se aparece alguma reação alérgica. Crianças maiores podem preferir morder pedaços de maçã em vez de comer maçã ralada na colher.

  • Seu filho estará mais aberto às novidades se estiver com fome (sem ser faminto!), então comece pela sopa de brócolis com carne e só depois dê a fruta ou gelatina, por exemplo.

  • Não pare de dar a comida só porque ele fez uma cara meio esquisita. Muitas vezes a criança está simplesmente reagindo a um gosto diferente.

  • Bebês se distraem com muita facilidade, então evite televisão, música ou brinquedos por perto nos horários das refeições.

  • Se seu filho quiser segurar a colher, dê uma para ele, o que o fará se sentir como participante ativo da tarefa.

  • Dê atenção total à criança durante as refeições, seja no seu colo, no carrinho ou em um cadeirão. Tente manter suas expressões faciais positivas, mesmo que esteja dando uma comida que detesta.

  • Coma a comida do seu filho também. Crianças adoram imitar os pais.

  • Bebês podem até gostar de um alimento, mas ainda assim só comer umas poucas colheradas. Isso é perfeitamente normal.

  • Se ele rejeitar uma comida (fechando a boca, virando o rosto ou jogando a colher no chão), não force. Tente de novo em alguns dias. Forçar uma criança a comer ou mostrar sua frustração podem transformar as refeições em um verdadeiro cabo-de-guerra.

  • Alterne os alimentos. O bebê pode se cansar de comer a mesma sopa ou fruta em todas as refeições e passar a rejeitá-las. Lembre-se de que uma criança em idade de crescimento precisa de uma dieta variada, que inclua proteínas, carboidratos, frutas e verduras.

  • Não exagere nas porções, porque isso pode levar a criança a se recusar a comer.

  • Evite açúcar, sal, comidas gordurosas ou apimentadas.

  • Não use a comida como prêmio ou punição.


Resolvi postar esse assunto porque aqui em casa já começamos a introdução de papinhas com a Nicolly, achei interessante esse texto. Por incrivel que pareça não tenho problemas com ela relacionado a isso, ela aceita tudo. Na hora do almoço não deixo nada de barulho ligado e nem brinquedos por perto, se não ela trava a boquinha e se destrai,  de vez enquando deixo ela segurar a colherzinha, ela fica doida tentando pegar, quando eu deixo ela fica toda boba e se suja toda, rsrs
É raro ela fazer carinha feia para comer, mais quando eu vejo insisto mais naquele alimento, e dou mais  vezes na semana, ai ela acaba gostando. Essa foi a dica da Pediatra. É claro que tem coisas que é natural da criança não gostar, faz parte... mas quanto menos ela não gostar melhor!


6 comentários:

  1. Adorei amiga texto muito interessante e explicativo quando engravidar novamente vou começar a introduzir alimentos quando estiver liberado acho muito importante a criança gostar de comer quase tudo sem muita frescura.
    Beijos
    http://jeanesantoss.blogspot.com.br/2014/07/como-identificar-o-choro-dos-bebes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alimentação é muito importante mesmo amiga, é muito ruim quando a criança é cheia de frescuras, rs

      Excluir
  2. Ola vim Conhecer o seu cantinho e ja vou ficar, quero agradecer sua visita ao meu blog. O meu filho é muito chato pra comer, todos os dias aqui na hora do almoço e janta é uma luta pra fazer ele comer tudo, mas ele acaba comendo vencido pela fome kkk, amei o post beijosss
    www.blogdemaepramamaes.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post amiga, aqui tá sendo uma maravilha a introdução de alimentos. Começamos com as papinhas e suquinhos de frutas e com a adaptação dessas aí introduziremos as comidinhas. E tem sido muito gostoso esse momento, Helo come de tudo, até suquinho de laranja lima com cenoura ela toma sem reclamar e qnd acaba pede mais, é muito legal. Come todas as papinhas de frutas que eu dou e ama uma mamão amassadinho rsrsrs... Pretendo sim dar uma alimentação saudável, ou melhor acostumá-la com refeições saudáveis, é o melhor né!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*