08/03/2015

Roer unhas: Como parar?

08/03/2015
#Oiamores

Quem sofre com o costume de roer unhas sabe como é difícil se livrar dele. Quando você menos percebe já está com a mão na boca roendo os cantinhos das unhas até que elas fiquem bem minúsculas.  Além de ser um hábito socialmente não aceitável, roer as unhas também pode ser prejudicial à sua saúde porque facilita a entrada de bactérias em seu organismo. Outro aspecto negativo deste hábito é que as unhas ficam sempre com um aspecto nada saudável e bonito.  É hora de admitir que seu hábito está fugindo de seu controle, e que você não se sente capaz de parar quando desejado.

Na maioria dos casos, o hábito de roer unhas surge devido a problemas como ansiedade e estresse. Em momentos de muita tensão, tente respirar fundo, tomar um copo d´água ou dar um volta  para tentar se acalmar.



Uma das maneiras de parar de roer unhas é utilizar um esmalte inibidor. Estes esmaltes tem um gosto amargo e farão com que você perca este hábito aos poucos, pois cada vez que roer sentirá um gosto horrível na boca. Outra opção é manter suas unhas sempre bem feitas e caprichadas, com o esmalte que você mais gosta. Quando a unha está feita e colorida, é mais fácil lembrar que não deve roer e conseguir se controlar.

Pode parecer algo estranho, mas reparar nas unhas das suas amigas e colegas de trabalho pode servir para te fazer acabar com o hábito de roer unha. Cada vez que você ver as unhas bonitas das suas amigas, ficará com vontade de ter unhas bem cuidadas também. Assim como toda vez que perceber que alguém rói unha por estar com a unha toda destruída, você verá que já passou da hora de se livrar deste hábito.

Se seu hábito é um problema grande ao ponto de você sempre roer as unhas, frequentemente fazendo as cutículas sangrarem ou levando à perda de unhas, você pode não conseguir largar esse vício sozinho. Se este for o caso, procure um médico que possa descobrir se seu problema é sintoma de uma questão maior, como Desordem Compulsivo-Obsessiva.

Dicas:

  • Tente enxergar ocasiões especiais como festas, como uma motivação para parar.
  •  Unhas limpas e bem-cuidadas normalmente aumentarão sua autoestima.
 #SuperBeijo

4 comentários:

  1. Excelente post Danny! Eu tinha esse hábito quanto mais nova e foi com a ajuda desses esmaltes amargos que consegui "desviciar" haha... Mas é difícil mesmo! rs
    Beijinhos!
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super dificil mesmo. Que bom que você conseguiu né?
      Obrigada, beijãoo

      Excluir
  2. Anônimo9/3/15

    só consegui parar quando coloquei aparelho.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? ah que bom que conseguiu então não é? beijão

      Excluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*