03/03/2015

Uso de anticoncepcionais e a Futura gravidez

03/03/2015
Olá meus amores... 
Um assunto que tem gerado muitas duvidas é a gravidez seguida de uso anticoncepcional, então é nesse assunto que vamos entrar hoje!

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais populares de contracepção. Ela possui um ou dois hormônios que se assemelham aos produzidos nos ovários durante a gravidez, impedindo a ovulação. A escolha de cada pílula depende de cada paciente e é indicada pelo ginecologista. Os anticoncepcionais possuem alguns efeitos colaterais que variam de acordo com o organismo das mulheres, como ganho ou perda de peso, leve irritabilidade, dor de cabeça e aumento da sensibilidade, que diminuem com o passar do tempo e a adaptação do corpo. Geralmente, o uso é feito pelo método de 21 dias, em que as mulheres tomam a pílula nesse período e fazem uma pausa por sete dias, quando ocorre a menstruação.



O uso dos anticoncepcionais gera dúvidas entre as mulheres, principalmente entre aquelas que usaram por um longo período e agora desejam engravidar. O único método que pode adiar a ovulação é o injetável trimestral – aquela injeção que a mulher toma a cada três meses. Nesses casos a ovulação pode retardar alguns meses para reaparecer e anos para engravidar.

Não há provas científicas de que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais interfira na fertilidade da mulher. Antigamente, os médicos sugeriam que se fizessem "intervalos" sem a pílula de tempos em tempos, mas hoje em dia a recomendação não existe mais. 

A verdade é que o uso da pílula anticoncepcional dá uma falsa sensação de controle à mulher: como ela é eficiente para evitar a gravidez, na hora em que a mulher decide parar de tomá-la, quer já engravidar logo, nos primeiros meses. Mas não é bem assim. Na maioria dos casos a gravidez não é tão imediata, mesmo para quem nunca tomou pílula na vida. Se você resolveu parar de tomar a pílula para engravidar, o ideal é que espere pelo menos um ciclo menstrual natural, para ver se tudo volta a funcionar direitinho. Não há nenhum problema em engravidar logo no primeiro mês sem a pílula, mas é melhor esperar no mínimo a primeira menstruação para que você possa contar a gravidez com mais certeza. 

É bem normal que a menstruação atrase um pouco no primeiro mês. Se você já estiver tentando, a ansiedade vai ser grande, e você certamente vai se decepcionar com o atraso, achando que já está grávida. Algumas mulheres ficam alguns meses sem menstruar depois de tomar anticoncepcional, na chamada amenorreia pós-pílula, mas na maioria dos casos a causa é outra, como o estresse ou ansiedade.

Caso esteja pensando em parar de tomar a pílula nos próximos meses, já pode começar a preparar seu corpo para uma gravidez saudável, e a tomar ácido fólico desde já.


Um beijooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*