21/06/2014

A queda de cabelo após a gravidez

21/06/2014
Todas as mulheres sofrem alguma perda de cabelo no período do pós-parto, umas mais que outras, explica a dermatologista Sandra Johnson. Durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelo natural, que todo mundo tem, diminua. O cabelo, em geral, fica mais forte e grosso. Você não notou no ralo do banheiro, quando lavava a cabeça, grávida, que havia menos cabelo lá? É o mais comum de acontecer. Os folículos capilares entram na chamada "fase de repouso". Quando o bebê nasce, os hormônios voltam ao normal -- mais ou menos cerca de três meses depois do parto --, e todo o cabelo que não caiu durante a gestação começa a cair. E é aí que você percebe e se assusta, achando que vai ficar careca.
Além disso, especialistas afirmam que outros fatores, como estresse, cirurgias e mudanças rápidas do peso corporal também podem provocar queda de cabelo, pelo mesmo mecanismo. O problema é que uma mulher grávida tem grandes chances de passar por tudo isso ao mesmo tempo, quando o bebê nasce.

A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses do pós-parto, você pode perder até 500 fios por dia, o que é muito, porém não o suficiente para deixá-la careca. É apavorante ver todo aquele cabelo no ralo, no chão, na escova, nas roupas pela casa. Mas procure não entrar em pânico, porque a situação tende a melhorar, mesmo que demore um pouco.
O cabelo parece cair mais quando você está lavando a cabeça ou secando com secador, por isso talvez valha a pena diminuir a frequência da lavagem e deixar o cabelo secar naturalmente para ver se a queda se ameniza um pouco (pelo menos a sua aflição).
Por outro lado, a queda constante de cabelo em situações públicas e de trabalho pode ser um problema. Se é isso que incomoda você, procure lavar o cabelo e escovar bem em casa. Assim quase todo o cabelo que tem de cair cai numa situação controlada, e não a toda hora e em qualquer lugar.
Nada disso é solução. São só estratégias para tentar amenizar o incômodo e a sensação ruim que a queda de cabelo deixa.
Pode ser que você note uns cabelinhos novos nascendo no couro cabeludo, bem perto da testa, e ficando espetados, quando a queda de cabelo melhorar. Às vezes usar franja ou usar um comprimento mais curto nessa fase ajuda a disfarçar a falta de volume. Mais ou menos seis meses depois do parto seu cabelo já deve ter voltado ao "normal". Isto é, pode ser que ele mude, pois esta é mais uma das surpresas da maternidade: um cabelo que era liso pode ganhar ondas, o ondulado pode ficar mais liso, o seco pode ficar oleoso e vice-versa. Imagina-se que essa diferença se deva às grandes mudanças hormonais por que o corpo passa.
Se o cabelo continuar caindo bastante cerca de seis meses depois do parto, fale com o ginecologista ou procure um dermatologista. A queda de cabelo pode ser sinal de anemia ou de problemas na tiroide.
 Outro ponto que vale ressaltar é que a queda normal de cabelo no pós-parto é homogênea, ou seja, não se abrem "buracos" ou "claros" só em um ponto do couro cabeludo. Se começarem a aparecer falhas, procure o médico mesmo antes dos seis meses, porque o motivo pode ser outro.


Bom, Nos dois primeiros meses após o nascimento da Nic eu não notava nenhum fio de cabelo na escova após me pentear, no terceiro mês após o parto fui percebendo quanto cabelo estava perdendo, ficava fios e fios no travisseiro, no chão, e na escova de cabelo parecia ficar centenas de fios, é desesperador, a sensação é de que vamos ficar careca mesmo. Tenho 4 meses e 2 semanas após o parto e a queda continua, em grande volume. Hidrato, faço calterização e reconstrução em um ótimo salão mais de 2 vezes em um só mês e mesmo assim não diminui. Vou esperar passar os 6 meses de pós parto e ver se melhora, se não melhorar marcarei uma consulta com um Dermatologista. E vocês? Tiveram alguma queda de cabelo pós parto?? como foi? quando parou?? Beijinhoos.

3 comentários:

  1. Nossa amiga bom texto, o meu vim percebe a queda excessiva terça feira quando fui dar as luzes no meu cabelo quando olhei pro chão pense cheguei ficar assustada com a quantidade de cabelo espero que pare de cair logo apesar que só tem 2 meses de pós parto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22/6/14

    Amei o post Danny , só que o meu cabelo não caiu o pós parto e sim esta caindo agora , chego a ficar ate apavorada .. e só cai somente quando ele esta molhado ..

    ResponderExcluir
  3. Amigaa, nem me fale disso até o 4 mês da Helo caiu demaaaaais, tinha dias que eu acordava e tinha cabelo pra todo lado. Eu chegeui até chorara várias vezes de desespero, porque eu já tenho pouco cabelo e eles são bem claros então pensa, tendo cabelo já aparecia um pouco do couro cabeludo dependendo de como eu prendia ele, quando começou a cair tanto cabelo nossa parecia que tinha falhas na minha cabeça era desesperador. No 5° mês da Helo isso diminuiu muitoooo, mas ainda cai um pouco porém fiz uma cauterização faz 1 semana e não caiu mais até agora, espero que continue assim, e olha que no começo da gravidez caiu bastante também ai pensei que agr na amamentação não ia cair, doce ilusão :(

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*