25/03/2015

Lutando contra a SOMP #Relato

25/03/2015
#OláQueridas

Em junho o blog irá completar 2 anos... 2 anos que significam muito pra mim. Em todo esse tempo eu relatei tantas coisas, experiências, medos, desabafos, e vocês sempre estiveram aqui me dando força. E agora eu quero incluir vocês em mais uma etapa da minha vida: A luta contra a Somp (síndrome dos ovários micropolicísticos).

No final do ano passado fiz um ultrassom de rotina para ver se estava tudo bem, ai então descobri a síndrome nos dois ovários. Na hora de tão nervosa eu não entendi muito bem, em casa fiquei horas pesquisando, dai entendi o porque eu tanto engordava, e tinha o ciclo irregular. Mas não quiz fazer o tratamento. Não me perguntem o porque, nem eu saberia responder... Mas os meses se passaram, eu parei de menstruar, comecei a engordar e inchar, a sentir dores fortíssimas. Parei duas vezes na emergência morrendo de dor até tomar vergonha na cara e encarar os fatos. Em fevereiro desse ano voltei ao consultório para repetir o ultrassom, e sim, os malditos micropolicisticos estavam lá, e ainda maiores.
Foi ai que minha fixa caiu e eu percebi o quanto me prejudiquei em fugir do problema, aqueles micro poderiam desenvolver e se tornarem poli, ai sim eu teria futuramente sérios problemas. Passei na gine e ela me receitou Selene por 6 meses, ou seja até agosto. 





Os cistos são essas bolinhas e bolonas dentro dos ovários. Eu me assustei quando vi as fotos, estavam maiores do que a anterior que eu fiz no ano passado. Chorei muito... agente nunca imagina que coisas assim podem acontecer conosco. Mas o Edu ta me dando tanta força, está tendo muita paciência comigo.  Estou no segundo ciclo do tratamento, e a uns 92 dias sem mestruar, isso é o que mas tem me incomodado porque o inchaço é cada mês pior. Já as dores são abdominais, parecidas com as da menstruação, só que mais intensas. 
Estou muito ansiosa para a próxima consulta com a gine, mas ainda nem marquei, troquei o convênio e tenho que aguardar chegar.  Mas eu tenho orado muito e entrego sempre nas mãos de Deus, ele nunca desampara os filhos teus.

Entenda a síndrome... 
O termo “síndrome dos ovários micropolicísticos” (também conhecida pela abreviatura, “SOMP”) descreve um grupo de sintomas e de alterações nos níveis de hormônios de algumas mulheres. O nome origina-se do fato de que pacientes com esse transtorno freqüentemente (mas nem sempre) apresentam múltiplos pequenos cistos (nódulos) indolores nos seus ovários, o que pode ser visualizado por exames de ultrassom. Esses cistos são benignos. No entanto, as alterações hormonais provocadas pela síndrome podem causar sintomas importantes, com grande stress emocional para a mulher afetada.  
A SOMP é uma alteração muito comum de mulheres em idade reprodutiva, podendo atingir de 4 a 11% dessa população (em média, 7% das mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade). De fato, muitos autores afirmam que a SOMP é a doença endócrina mais comum em mulheres na idade fértil.  
Outro fator que pode ajudar muito no tratamento, é o acompanhamento paralelo entre o ginecologista e o endocrinologista, sendo que a sintonia entre eles é fundamental. 


É isso minhas queridas, com o tempo vocês verão muito desse assunto por aqui, irei relatar tudinho. Até o dia que eu finalmente estiver livre dessas "coisas." Breve eu farei outra ultrassom para acompanhar melhor e verificar se o tratamento está sendo bem sucedido, e assim que eu passar na gine volto para falar um pouco melhor disso tudo...
beijinhos.

Um comentário:

  1. Anônimo26/3/15

    oi danni, olha ñ fique triste ñ, encare isso como uma coisa normal que acontece na vida de nós mulheres. Minha irma tem sop que é ainda pior, e está gravida do segundo bb.
    Fica tranquila

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*