03/04/2015

Gestação Multipla: O que você precisa saber

03/04/2015
#Olámeusamores!
 
Há quem ache lindo bebês gêmeos, mas também há quem fique arrepiado só de pensar em ganhar dois ou três bebês de uma vez. Eu nunca pensei em ter filhos gêmeos, tenho casos na minha família e na do Edu também, acho lindooooo bebes gêmeos mas não tenho essa vontade por conta da gravidez em si, o dobro a mais de peso e estrias, isso nãoooooo rsrsrs mas não deixo de admirar a gravidez múltipla e as mamães guerreiras que passam por isso. O fato é que, na grande maioria dos casos, essa não é uma decisão da mãe nem do pai. Então, saiba quais são as chances de ter uma gravidez múltipla...


 A gestação múltipla envolve o desenvolvimento de dois ou mais fetos na cavidade uterina, diferente da gestação simples, onde há apenas um feto em desenvolvimento.

A gravidez múltipla ou gemelar depende de diversos fatores, um deles e o mais forte para que a mamãe tenha gêmeos de forma natural é a genética. Se há um ou mais casos de gêmeos na família, há grandes possibilidades de uma gravidez gemelar. Tem pessoas que possuem uma pré-disposição natural para terem dupla ovulação, o que facilita a fecundação de dois ou mais óvulos ao mesmo tempo.
Existem mamães que tem gravidez múltipla sem ter casos de gêmeos na família, há uma série de outros fatores que influenciam na formação de gêmeos, dentre elas:
  •  A idade da mãe: Mulheres de 35 a 40 anos têm maior chance de ter uma gravidez de múltiplos. Conforme vai envelhecendo, o corpo da mulher tende a produzir mais hormônios e estimula a produção de mais óvulos de cada vez.
  • Depois de tomar pílula anticoncepcional por muito tempo: Não está comprovado cientificamente, mas o número de mulheres que dizem ter engravidado de gêmeos após um longo período tomando anticoncepcional, leva-se a crer que é uma possibilidade.
 A principal complicação da gestação múltipla é a prematuridade e o baixo peso dos bebês. E para a gestante, existe um maior risco de aumento da pressão arterial, diabetes, anemia e depressão pós-parto.
A probabilidade de um nascimento antes de 38 semanas completas é muito alta.  Cerca de 70% dos nascimentos de gêmeos acontece na 36ª semana. Quando a gestação chega à 37ª semana, os médicos comemoram, pois a partir daí não é mais parto prematuro. Em 55,5% das gestações de múltiplos os bebês nascem antes das 36 semanas. Os trigêmeos ou mais nascem antes da hora em quase 100% dos casos.
Bebês nascidos a partir da 34ª semana costumam não ter maiores problemas, com menos de 29 semanas, os bebês prematuros precisam de mais cuidados e um pouco de sorte. A boa notícia é que os avanços na área neonatal melhoram cada dia mais.

 Descobrir que se espera mais de um bebê pode ser um choque para muitos pais e mães, e às vezes leva algum tempo para que se acostumem à idéia. Muitas mulheres ficam nervosas e até assustadas com a perspectiva de cuidar de dois bebês (ou mais) ao mesmo tempo, além de temer possíveis complicações durante a gravidez. Mas a experiência dos obstetras diz que o medo logo é substituído pela alegria pela gestação especial. À medida que os bebês se desenvolvem, o cansaço logo aparece, e é essencial ter um tempinho para descansar e recuperar a energia. 



É possível que alguns sintomas comuns de qualquer gravidez fiquem mais exacerbados, o que não quer dizer que isso ocorra com todo mundo que espera gêmeos.

Náusea e vômitos podem ficar piores devido aos níveis mais altos do hormônio da gravidez no corpo, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que provoca aquele famoso enjôo da manhã -- ou do dia inteiro.
Na fase inicial da gestação, a taxa elevada de progesterona também pode causar falta de ar e, com os passar dos meses, essa sensação fica mais forte por causa da pressão dos bebês sobre o diafragma. 

Procure se alimentar com comidas ricas em ferro, como carnes magras e verduras escuras, e converse com o obstetra sobre suplementos de ferro para evitar a anemia, também mais comum de ocorrer em quem está grávida de gêmeos.

Esse tipo de gestação é considerado de mais risco, por isso as grávidas fazem mais ultrassons, a fim de verificar como os bebês estão posicionados no útero, como estão crescendo ou se há algum tipo de complicação que deve ser monitorada e tratada.


Caso trabalhe, considere iniciar a licença-maternidade mais cedo, já que carregar gêmeos na barriga é trabalho duro por si só, e partos prematuros acabam ocorrendo em cerca de metade das vezes. Cuide de você acima de tudo, para que possa ter forças e estar bem após o nascimento dos bebês.
"O repouso no fim da gravidez gemelar pode evitar que os bebês nasçam antes, e assim eles precisam ficar menos tempo no hospital. Portanto a licença precoce vale muito a pena nesses casos."


#Beijooooos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Adoramos recadinhos *___*