25/01/2015

10 primeiros sintomas de gravidez

25/01/2015
Olá minhas queridas!!
     Quem nunca ficou na duvida de estar ou não estar gravida? E os sintomas, quando eles aparecem, como não confundir com o período pré menstrual? Essas são algumas duvidas de muitas mulheres com vida sexual ativa. Geralmente, estes 10 primeiros sintomas de gravidez surgem antes do atraso menstrual...
  • Sangramento Irregular 
Depois que o óvulo fecundado se fixa no endométrio pode haver um pequeno sangramento devido ao processo de acomodação na parede do útero. Muitas mulheres confundem-se e acreditam estar menstruando quando na verdade estão entrando em uma gravidez. É chamado de Nidação esse leve sangramento que tende a durar menos de 3 dias. O sangramento costuma ter aspecto de sangue aquoso ou de corrimento marrom, rosado ou caramelado.
nidação Em casos de sangramentos intensos fora do período e por mais de 3 dias procure Em casos de sangramentos intensos fora do período e por mais de 3 dias procure imediatamente por um médico, pois pode ser desde uma disfunção de progesterona como algo mais grave como uma gravidez ectópica ou o início de um aborto.
  • Cólica ou dor abdominal   
Com o óvulo fecundado, há um aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e então os hormônios femininos entram em ação para preservar o embrião e dar continuidade a gravidez e isto pode causar algum desconforto abdominal que pode ser reconhecido como sendo uma cólica menstrual.
  •  Inchaço abdominal
 O inchaço abdominal também é um dos primeiros sintomas de gravidez e ele também é causado pelas intensas alterações pélvicas que estão acontecendo. O aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação ao crescimento uterino são os maiores causadores deste leve inchaço abdominal, que para algumas pode passar desapercebido. Por volta das 7 semanas de gestação a parte de baixo do umbigo começa a ficar dura.

  • Seios sensíveis e doloridos  
Nas duas primeiras semanas de gravidez, a mulher pode observar que os seios ficam mais sensíveis e isto se deve a atuação dos hormônios que estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação . Além disso, os mamilos podem ficar mais sensíveis e a aréola pode ficar mais escura que o normal pelo aumento de fluxo sanguíneo na região. Quando o organismo se acostumar aos novos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar. 
  • Aversão a cheiros fortes 
É muito comum que no início da gravidez a mulher tenha aversão a cheiros fortes, mesmo que eles sejam aparentemente agradáveis, como perfume. A maioria das grávidas chega a vomitar após sentir um cheiro forte, como o da gasolina, do cigarro ou de produtos de limpeza, por exemplo. Este pode ser um dos sintomas que surge antes das duas semanas de gravidez. 

  • Tontura e Sono
A tontura e o sono fora de hora são sintomas de gravidez que ocorrem por causa da queda da pressão arterial, da redução da glicose no sangue e da má alimentação devido aos enjoos e vômitos frequentes. Elas surgem logo nas primeiras semanas de gravidez, mas tendem a diminuir a partir da 20ª semana de gestação

  • Enjoos e Vômitos
Enjoos e vômitos são comuns, principalmente pela manhã, e este é um dos sintomas de gravidez mais conhecidos, que surge, geralmente, após a 6ª semana de gestação e que pode perdurar por toda a gravidez. Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação.
  • Cansaço 
A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta.  O cansaço fácil pode ser percebido logo nas duas primeiras semanas de gravidez.
  • Variações de Humor
Logo no início da gravidez, nas duas primeiras semanas de gravidez, a mulher poderá perceber algumas variações de humor, sem causa aparente. É muito comum a grávida chorar por situações que não a fariam chorar antes de estar grávida e este sintoma deverá permanecer por toda a gravidez. 
  • Atraso menstrual  
O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.  O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito no primeiro dia de atraso menstrual. Se o resultado der negativo, pode-se esperar mais 3 a 5 dias, Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Entretanto, se mesmo após 10 dias da menstruação atrasada o teste de gravidez de farmácia der negativo, a mulher deve marcar uma consulta com um ginecologista para verificar a causa do atraso menstrual.

Estou gravida, e agora?

Ao descobrir que está grávida, o que se deve fazer é marcar uma consulta com um ginecologista para que ele peça um teste de gravidez de laboratório para confirmar a gravidez e identificar a idade gestacional e assim poder iniciar o pré-natal. Pode comemorar!
 

Um comentário:

  1. Já li taaaanto coisas assim na net. E quando engravidei, a unica coisa que tive mesmo foi a falta da menstruação!! hahaha
    Tinha certeza que não estava gravida pq nao sentia nada.. mas meu positivo estava lá! rs
    E foi a melhor coisa ♥

    http://pequenotalisma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*