16/01/2015

Entenda os incômodos da Gravidez...

16/01/2015
Olá minhas queridaaas, hoje vamos falar dos incômodos que todas as gravidas sentem durante a gravidez. É claro que não é uma regra, umas sentem mais e outras sentem menos... A Cólica por exemplo, pouquíssimas gravidas passam por uma gravidez sem sentir cólicas. E esse é um desconforto que causa um pouquinho de preocupação, mas segundo a medicina é absolutamente normal. Carregar um bebê na barriga pressiona os músculos, ligamentos, veias e os outros tecidos internos do seu corpo, portanto não é de surpreender que você fique desconfortável. O médico pode receitar analgésicos. Se a dor não diminuir depois de alguns minutos de repouso, ou se for acompanhada de sangramento, hemorragia, febre, calafrios, forte secreção vaginal, sensibilidade e dor, ligue para seu médico.


 Um outro incomodo bem comum é a Falta de ar é normal durante a gravidez, Nos estágios finais, o útero começa a pressionar o diafragma contra os pulmões, e a sensação de falta de ar fica mais frequente, em especial se o bebê está mais para cima na sua barriga. Na maioria das mulheres grávidas pela primeira vez, o bebê "encaixa" na pelve por volta de 36 semanas. Com isso, a barriga fica mais baixa e a falta de ar costuma melhorar. Fique tranquila, seu bebê vai receber o oxigênio de que precisa. Seu sistema respiratório se adapta durante a gravidez para que seu corpo processe o oxigênio com mais eficácia. Se você tiver outros sintomas alarmantes, como dor no peito, palpitação, coração disparado ou pés e mãos gelados, procure o médico.

Muitas mulheres "estréiam" no mundo da Azia na gravidez. Embora seja um problema comum e inofensivo, pode ser doloroso. A azia é uma sensação de queimação que às vezes parte da garganta e vai até a boca do estômago. Ela é causada pelas mudanças físicas e hormonais que estão acontecendo no seu corpo. Durante a gravidez, a placenta produz o hormônio progesterona, que relaxa os músculos lisos do útero. Esse hormônio também relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, e os ácidos gástricos que participam da digestão acabam subindo pelo esôfago, causando a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, deixando a digestão em geral mais lenta.
Boa parte das mulheres começa a sentir azia e a sofrer de má digestão na segunda metade da gravidez. Infelizmente, é um mal que costuma ir e vir, e que só vai embora de vez depois que o bebê nasce. 
É bem comum ter uma quantidade maior de Secreção vaginal durante a gravidez. A maior parte das causas é benigna e normal. Esse muco, que tem aspecto leitoso e praticamente não tem cheiro, é causado pelo aumento do fluxo de sangue na área da vagina, mas não chega a ser muito diferente do tipo que você já tinha antes de engravidar -- só o volume que é bem maior.
  • Mantenha a área genital limpa
  • Use sabonetes neutros, e só na parte de fora da vagina
  • Prefira calcinhas de algodão
  • Só passe o papel higiênico no sentido da vagina para o ânus, e nunca o contrário
  • Tente diminuir ao máximo o açúcar refinado na sua alimentação
Converse com seu médico se sentir os seguintes sintomas:
  • Cheiro desagradável ou parecido com o de peixe
  • Cor amarelada, esverdeada
  • Dor ou ardência na hora de fazer xixi ou ter relações sexuais
  • Coceira

Não é incomum ter Dor de cabeça na gravidez, em especial no primeiro trimestre. Os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, mas apostam nas mudanças hormonais que revolucionam seu corpo, e nas alterações na circulação sanguínea. A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, as dores de cabeça da gravidez tendem a diminuir ou ir embora no segundo trimestre. Os médicos acreditam que isso acontece porque o fluxo de hormônios se estabiliza, e o corpo se acostuma às alterações químicas que sofreu. Em algumas ocasiões, que são raras, a dor de cabeça pode ser sinal de um problema mais grave. Por exemplo, se você também estiver com a pressão alta e for detectada proteína em sua urina, você pode ter Pré-eclâmpsia um tipo de hipertensão muito perigosa durante a gravidez. Mas, para a grande maioria das mulheres, as dores de cabeça são um efeito colateral desagradável mas temporário de ter um bebê na barriga. A maioria dos remédios para dor de cabeça, como a aspirina e o ibuprofeno, não é recomendada para mulheres grávidas. O paracetamol, porém, é considerado seguro. Mas, antes de tomar qualquer medicamento consulte seu médico obstetra.

Uma gestação nunca é igual à outra, e a mesma coisa vale para o Enjoo -- para cada pessoa é diferente. A sensação de náusea pode durar algumas semanas ou alguns meses; só em casos raros persiste por mais tempo. No final do terceiro mês, a maioria das mulheres pára de se sentir enjoada o tempo todo. Mas o enjoo pode ir e vir durante a gestação. Não existe uma explicação isolada para a náusea da gravidez. O mais provável é que a culpa seja a combinação de todas as mudanças físicas que estão acontecendo ao mesmo tempo no seu corpo. Entre essas mudanças estão a rápida elevação nos seus níveis de estrogênio, o olfato mais apurado, a maior acidez do estômago e o cansaço. Você deve pedir ajuda a seu médico se não estiver conseguindo comer. O vômito excessivo pode levar à desnutrição, à desidratação e outras complicações para você e para o bebê.

Entre 50% e 75% de todas as grávidas sente Dor nas costas em algum momento da gravidez. A culpa pela dor nas costas provavelmente é do peso do útero e das mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda de lugar. Com isso, sua postura muda, o que acaba forçando nervos e a coluna. A ação dos hormônios deixa as articulações e os ligamentos mais "soltos", o que provoca instabilidade e dor em momentos específicos: ao andar, ao ficar de pé ou sentada por muito tempo, ao se virar na cama, ao se levantar de um assento baixo. 





O mais comum é a dor nas costas aparecer nos últimos meses da gravidez, ou ir piorando até o bebê nascer. Ela também pode persistir por algum tempo depois do parto, mas costuma sumir em poucos meses.

Quando penso em incômodos lembro logo da gravidez, aquele calorão de janeiro e eu barriguda de 8 meses, mau humorada calorosa tomava banho no quintal a tarde inteira, quando passei das 24 semanas as dores nas costas começaram a me castigar de uma forma que eu achava que fosse ficar aleijada, era uma choradeira todo dia pra levantar da cama, e isso me deixava muito preocupada. Os enjoos? Putz, prefiro nem comentar... O importante é tentar aliviar os incômodos de alguma forma, seja fazendo uma boa alimentação ou praticando exercícios, E tentar curtir os momentos mágicos que a gravidez nos traz, pois passa bem rapidinho e por incrível que parece um dia você irá sentir saudades de tudo, até das dores que tanto reclamava. Um beijoooo pra vocês, e comentem aqui em baixo se gostaram do texto pra mim postar mais vezes sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Nossa Danny quanta coisa acontece/pode acontecer rsrs. Ótimo post, informações muito importantes para as futuras mamães (como eu) rsrs.

    PS: Faz tempo que eu não venho aqui e eu amei o layout novo :D

    Beijos
    www.blognoequilibrio.com

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*