26/01/2015

Especial tentantes 3

26/01/2015
 Olá minhas queridas, hoje vim dar continuidade ao Especial tentantes que é um assunto que tenho muito prazer em abordar aqui no blog. Pretendo continuar com esse projeto de ajudar nossas amigas futuras mamães passando toda informação possível. Mas isso não depende só de mim né? quero uma ajudinha, você que é tentante ou desejante pode comentar o que quiser, pedir por postagens ou fazer perguntas aqui nos comentários, isso vai me incentivar a estar sempre postando coisas em especial a vocês! Vamos lá?




Quanto tempo vou demorar para engravidar?
Em condições normais, um casal fértil tem entre 20 e 30 por cento de chance de conceber uma criança a cada ciclo menstrual. Cerca de 85 por cento dos casais em geral consegue engravidar dentro de um ano mantendo relações sexuais frequentes, sem proteção. Metade do restante consegue a gravidez se continuar tentando por mais um ano. Isso quer dizer que alguns casais podem engravidar já no primeiro mês de tentativas, e para outros pode levar até dois anos para a concepção acontecer.
Determinados fatores sabidamente têm impacto sobre a fertilidade. São eles:

  • A idade, a alimentação e o estilo de vida da mulher
  • A idade do parceiro, a alimentação, o estilo de vida e até as atividades profissionais
  • Doenças crônicas
  • Problemas na saúde reprodutiva
  • A frequência das relações sexuais.
O ideal é manter relações sexuais frequentes, cerca de três vezes por semana, para garantir que sempre haja espermatozóides no lugar certo na hora em que você ovular. 
Como convencer o parceiro a fazer exames de fertilidade?
Os homens resistem muito mais que as mulheres a buscar tratamento para um possível problema de fertilidade.  Se seu companheiro se recusa terminantemente a ir ao médico para fazer exames, um bom primeiro passo é perguntar a ele, com calma, sem acusações, por que ele não quer. É natural que o homem tenha várias preocupações. Por um lado, se ele tiver algum problema diagnosticado, a dificuldade de gravidez passa a ser "culpa" dele.
Lá no fundo, também, o diagnóstico de infertilidade traz consigo um fantasma de "impotência". Procure mostrar a ele que os problemas masculinos de fertilidade costumam ser mais fáceis de diagnosticar e resolver que os das mulheres. Na mulher, os exames são invasivos, caros e dolorosos. A análise do esperma é muito mais rápida e prática, por isso faz sentido investigar o homem logo no começo do tratamento, e não só depois de ter descartado problemas na mulher. A infertilidade é um problema dos dois, assim como o filho tão sonhado será dos dois. 
É verdade que pelo exame de toque dá para detectar gravidez?
O médico pode até desconfiar num exame de toque que a mulher esteja grávida, bem no comecinho da gestação, mas não dá para dizer com certeza. O colo uterino de uma mulher não-grávida tem uma consistência firme ao toque, semelhante a sensação de se tocar a ponta do nariz. Na mulher grávida, o colo uterino fica mais mole, devido às modificações hormonais, e a sensação que o médico tem ao tocá-lo é parecida com a de tocar os lábios com a boca fechada. Essa alteração começa logo no início da gravidez, mas é subjetiva, e não representa certeza de gravidez, e sim apenas um indício.

É possivel estar gravida e menstruada ao mesmo tempo?
Uma vez que seu corpo comece a produzir a gonadotropina coriônica humana (hCG) -- o hormônio da gravidez -- e a gestação se estabeleça, o ciclo menstrual normalmente é interrompido, assim como a menstruação. O que ocorre é que muitas mulheres têm sangramentos no início da gravides que podem se parecer muito com uma menstruação normal.

Tentante precisa parar de tomar remédios? Quais?
A recomendação em geral de ginecologistas e obstetras é que a mulher evite ao máximo tomar remédios enquanto está tentando engravidar. A exceção são as doenças crônicas, como o hipotiroidismo, a hipertensão (pressão alta), a asma, a depressão ou a diabete. Se você usa algum medicamento de forma contínua, converse com o médico que cuida do seu caso e avise que está tentando engravidar.


É difícil estar com amigas gravidas ou com bebes, o que faço?
Esta é sem dúvida uma das partes mais difíceis da vida de quem está tentando engravidar, mas ainda quando se é tentante de anos. Amigos e parentes engravidam e têm bebês a toda hora, e a vida de todo mundo parece girar em torno de crianças. Para eles tudo parece muito natural, mas para você, que está com dificuldade de engravidar, viver nesse mundo cheio de fraldas e encantamento é um pouco frustrante.

Boa parte dos casais que recebem um diagnóstico de infertilidade não conta nada para ninguém, em especial se estão cercados de parentes e amigos cheios de filhos. Esse isolamento torna as coisas ainda mais difíceis, porque o sofrimento é silencioso, e as pessoas acabam magoando ainda mais você, mesmo sem saber.
Procure pensar em cada uma das pessoas mais próximas de você: irmãos, amigos, primos. Tente identificar entre elas alguma que entenderia seu problema, Faça então uma tentativa de se abrir e contar sua tentativa na busca de um bebê. Pode ser que você encontre todo o apoio de que precisa, e será ótimo poder falar sobre essa questão com outra pessoa que não o seu parceiro ou parceira.


Eu espero muito que tenha ajudado! Se você não ainda está seguindo, continue nos acompanhando seguindo o blog e curtindo a fã page. Super beijos ferteis!!!!

Um comentário:

  1. Anônimo26/1/15

    Oi danni, não sigo seu blog pq ñ tenho conta no google, mas é o primeiro site da minha lista de favoritos. semp venho aqui dar uma olhada e me identifiquei mt com esse post de hoje.
    Sou tentante a quase 3 anos, e de vez enquando sinto vontade de desistir, mas essa necessidade de gerar e parir ñ sai do meu peito. Ja ñ sei mas o que fazer :/
    posta sobre infertilidade? bj

    ResponderExcluir

Comente! Adoramos recadinhos *___*